O dia 5 de setembro foi estabelecido como Dia Nacional da Amazônia como forma de chamar atenção para a importância desse bioma fundamental para o Brasil e o planeta. A data marca a criação da província do Amazonas por D. Pedro II, em 1850.
A Floresta Amazônica se estende por quase sete milhões de metros quadrados distribuídos por nove países da América do Sul (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela). No Brasil, a Amazônia Legal contempla quase metade do território nacional, incluindo todos os sete estados da região norte e mais partes do Maranhão, Goiás e Mato Grosso.
A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo e é celebre por sua gigantesca biodiversidade. É importante para o planeta de diferentes maneiras: além de ser o lar de um sem-número de espécies animais e vegetais e fonte de subsistência para muitas comunidades, ela é importante para o ciclo de carbono global e é parte fundamental do sistema hidrológico da América do Sul, influenciando o regime de chuvas do continente.
Infelizmente, a Amazônia está sob constante ameaça: desmatamento, caça ilegal, contrabando de animais silvestres, grandes queimadas e expansão da fronteira agrícola diminuem cada vez mais a área de floresta e ameaçam a fauna local. É importante proteger a Amazônia: mesmo distante, a destruição da floresta também afeta nossas vidas.
(Publicado em 5 de setembro de 2022)