Biologia em pauta

Alunos de escola pública em Piracicaba destacam-se em Olimpíada de Biologia

artigo

Estudantes do último ano do ensino médio da Escola Estadual João Guidotti, na periferia de Piracicaba (SP), ficaram entre os 100 primeiros colocados na XVIII Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), promovida pelo Instituto Butantan.
Richard Gilson obteve a quinta maior nota no ranking nacional da OBB 2022, enquanto Cauã Papeti ficou na 45ª colocação e Ryan Gabriel no 81º lugar. Por estar entre os primeiros colocados, Richard participa do processo de seleção do Instituto Butantan para escolha dos representantes brasileiros em duas competições mundiais de Biologia.
O incentivo para participação na OBB partiu da professora de Biologia Alessandra Augusta de Freitas, 28 anos, com o apoio da coordenação e direção da escola. A Bióloga passou pelas salas perguntando quem gostaria de participar do certame.
Os três estudantes e a aluna Thalita Zem – que passou na primeira fase e ficou próxima da aprovação na segunda da OBB – fizeram um “intensivão” de Biologia com a professora nos fins de semana e feriados.
“Nossos alunos enfrentaram a concorrência de estudantes de colégios particulares tradicionais da região, alguns treinados em cursinhos preparatórios para a Olimpíada. Mesmo assim, eles foram passando de fase, o que mostra o valor de uma escola pública de um bairro de periferia”, ressalta Alessandra.
Segundo a professora, Richard Gilson, que fará nesse ano o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já escolheu o curso ao qual vai se candidatar: Ciências Biológicas.

(Publicado em 12 de maio de 2022)

Serviços Online

Transparência

Anuncie