Biologia em pauta

Desinfecção de aeronaves também é trabalho de Biólogo

aviao

Desde o início da pandemia, a preocupação do público em geral com a sanitização de ambientes aumentou. No setor de aeroportos, já havia protocolos regulares de higienização de aeronaves, mas a Anvisa emitiu uma nota técnica em 2020 atualizando as medidas sanitárias a serem adotadas para lidar com a pandemia de Covid-19.

A Bióloga Chrystina Joenck, da SB Ambiental, atua há dez anos nas áreas de desinfecção de aeronaves e aeroportos, abastecimento de água potável em aeronaves e esgotamento sanitário de aeronaves, prestando consultoria para empresas que realizam os serviços de limpeza.

“O meu trabalho consiste em criar procedimentos e treinamentos para o dia a dia, trazendo uma visão de Vigilância e Segurança Sanitária para esses funcionários de maneira que eles vejam a importância do trabalho que exercem, solucionar problemas e notificações que o cliente possa receber da Anvisa, sendo elas de rotina ou não, e criar procedimentos e treinar os funcionários como se paramentar, desparamentar e agir nas mais diversas situações”, conta ela.

A pandemia da Covid-19 não é a única situação fora da rotina comum nesse trabalho. Existem, por exemplo, protocolos para desinfecção de baias de cavalos, os quais foram usados durante as Olimpíadas do Rio, em 2016, e diretrizes para o risco de contaminação por outras doenças, como o Ebola.

Segundo Chrystina, esse é um campo de trabalho ainda pouco explorado pelos Biólogos.

“Como não existem cursos específicos e o aeroporto é um mundo à parte, para realizar este serviço é importante ter cursos complementares à faculdade para aprofundar os conhecimentos nas áreas de segurança sanitária do trabalho, funcionamento de estação de tratamento de água e esgoto e legislação. Mas é uma área que carece de bons profissionais; hoje meu atendimento é nacional exatamente pela falta de profissionais qualificados”, conta ela.

Biólogos são qualificados não apenas para trabalhar nas áreas em que Chrystina atua, mas também em outros nichos no setor aeroportuário, como o manejo da fauna do entorno dos aeroportos, essencial para evitar acidentes, o abastecimento de água de poços artesianos, presente em alguns aeroportos, centrais de resíduos e tratamento de esgoto.

(Publicado em 16 de fevereiro de 2022)

Serviços Online

Transparência

Anuncie