Biologia em pauta

Dia Mundial da Tartaruga alerta para ameaças a essas espécies

tartaruga

O Dia Mundial da Tartaruga, celebrado em 23 de maio, chama a atenção para os danos causados a esses animais pela ação humana. A data, promovida desde 2000 pela organização American Tortoise Rescue, objetiva aumentar a conscientização sobre a importância desses animais.

As tartarugas, cágados e jabutis estão presentes em vários lugares no globo, vivendo na terra e na água doce e salgada. Estão entre os animais mais antigos do planeta e muitas espécies têm vida longa, chegando a viver até 120 anos.

Elas têm grande importância na natureza. Segundo a Bióloga Laura Ippolito, as tartarugas marinhas, por exemplo, agem no controle populacional de águas-vivas, algas e algumas esponjas, e a falta desses répteis causa desequilíbrio no ambiente.

“Quando você tem uma baixa mais acentuada de uma espécie, nota-se um crescimento desenfreado de outra população. A baixa da tartaruga-de-couro, por exemplo, causa um aumento no número de águas-vivas, o que não é benéfico para o ambiente marinho”, ressalta Laura.

As tartarugas são ameaçadas por várias ações do homem. Jabutis são alvo de venda ilegal para servirem como animais de estimação e muitos morrem nas mãos de contrabandistas durante o transporte. Eles também são afetados pelos extensos danos às florestas.

Já as tartarugas aquáticas são afetadas pela chamada captura incidental, quando uma espécie que não era o alvo original da pesca acaba sendo pega pelas redes. Além disso, acabam morrendo por ingerir o lixo jogado nos mares.

“A quantidade de tartarugas que aparecem mortas nas praias é muito grande. Quando você abre a tartaruga, está cheia de lixo dentro”, conta Laura.
A American Tortoise Rescue lista várias ações para ajudar na conservação das tartarugas, como denunciar a venda ilegal e maus-tratos a esses animais, preservar o ambiente onde vivem e apoiar iniciativas de conservação. De acordo com Laura, é também importante que as pessoas repensem o consumo excessivo, que leva a uma grande produção de lixo e à poluição do planeta.

“Eu gostaria muito que todos pensassem sobre o consumo. Nós não temos um planeta B; só este, que precisamos preservar. Precisamos ser consumidores conscientes”, ela alerta.

(Publicado em 23 de maio de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie