O aplicativo “BoRa Parque Ecológico" oferece uma experiência virtual para quem está com saudade do zoológico de São Carlos, o Parque Ecológico. Desenvolvido com apoio do PIPE/FAPESP, o app faz parte da iniciativa da Fubá Educação Ambiental.
A ideia do app surgiu para expandir o atendimento ao público e melhorar a qualidade das visitações em zoológicos, parques, aquários, jardins botânicos, trilhas, entre outros espaços de cultura, lazer e conservação da biodiversidade.
A Educação Ambiental é uma das atribuições dos Biólogos. Assim, com a valorização da ciência, o aplicativo atinge diferentes públicos, como famílias com crianças pequenas e pessoas que se comunicam com linguagem de sinais.
Uma das quatro Biólogas e idealizadoras da iniciativa Fubá, Mayla Valenti, conta que o aplicativo foi elaborado antes do início da pandemia do novo coronavírus e, com o passar do tempo, sofreu alterações para atender às necessidades do público.
“A gente tomou bastante cuidado para que o aplicativo não fosse uma coisa que prendesse à tela, mas que incentivasse o diálogo e para que as pessoas pesquisem mais sobre aqueles bichos”, relata a Bióloga.
A equipe do aplicativo é composta por nove pessoas: quatro Biólogas, um programador, designer, educador especial (para acessibilidade do app), intérprete de libras e um editor de vídeos.
“A nossa equipe é toda voltada para Educação Ambiental, pensando em trazer a Biologia, e também outras ciências, para pessoas pensarem na conservação do Meio Ambiente. Esse é o objetivo. No caso do zoológico, principalmente a conservação da biodiversidade. Então todo conhecimento sobre ecologia, conservação a gente aplicou nos conteúdos do aplicativo”, completa a Bióloga Mayla.
Os feedbacks sobre o app são positivos e as pessoas que sentem saudades do Parque Ecológico de São Carlos podem ao menos ter uma experiência diferente durante a quarentena e, assim, se conectar com a natureza.
Faça o download do aplicativo e saiba mais no site da Fubá Educação Ambiental.
(Publicado em 11 de março de 2021)