O Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01) pondera que o retorno das aulas presenciais poderia agravar ainda mais a severa crise da pandemia da Covid-19. Mesmo considerando o sério prejuízo educacional da ausência de aulas presenciais e as dificuldades do ensino remoto, a reabertura das escolas nesse momento de pico de pandemia é inadequada.
No Estado de São Paulo, a retomada das aulas presenciais em escolas públicas e privadas é objeto de uma batalha judicial entre o governo do estado e o sindicato dos professores.
Uma Bióloga e professora, que prefere não se identificar, diz que entende a necessidade do local da escola para formação do indivíduo, mas afirma ser contra a reabertura no momento atual.
“Sou professora e compreendo a necessidade do ambiente escolar para o desenvolvimento de alunas e alunos. Compreendo também que a doença pouco se desenvolve em crianças e adolescentes. Porém, não podemos ignorar que casos assintomáticos são responsáveis por grande parte das transmissões em vários lugares do mundo. Professores e comunidade escolar, assim como pais, responsáveis e outros, serão as principais vítimas da doença”, afirma.
A retomada das aulas presenciais provocará aglomerações não só em escolas, mas também no sistema público e privado de transportes, em vias públicas, restaurantes etc. considerando o grande número de pessoas que integra a comunidade escolar, composta por estudantes, professores e funcionários, além de prestadores de serviços variados.
Professores ouvidos pelo CRBio-01 consideram a tecnologia uma aliada eficiente da educação, mas a mudança abrupta para o ensino à distância criou desafios complexos, que só poderão ser superados com muito diálogo entre as partes envolvidas. Muitos alunos têm dificuldade de estabelecer uma rotina de estudos, se concentrar durante as aulas e passar longos períodos diante do computador.
O maior problema do ensino à distância, no entanto, é o fato de que uma grande parcela dos estudantes brasileiros não consegue acessá-lo. São alunos que habitam lares sem acesso a conexão de internet de qualidade e/ou não dispõem de computadores ou outros dispositivos para assistir às aulas, ou ainda que não contam com espaços adequados para estudar em casa.
Responsável pela Delegacia do CRBio-01 em Cuiabá (MT), a Bióloga e professora Maria Saleti Ferreira teme que a perda educacional do ano de 2020 jamais seja recuperada. Em 2021, no entanto, os professores estão mais adaptados ao ensino remoto.
“Ninguém estava preparado para isso, foi um momento muito complicado. Provavelmente, nunca mais vamos recuperar esse ano que passou. Foi do dia para noite que os professores tiveram que se adaptar. Penso que em 2021 será um pouco mais fácil”, afirma Maria Saleti.
(Publicado em 29 de janeiro de 2021)