Biologia em pauta

Bióloga coordena pesquisa sobre aceitabilidade da vacinação contra Covid-19

pesquisa

A Bióloga epidemiologista doutora Edlaine Faria de Moura Villela, professora da Universidade Federal de Jataí/Goiás,coordena, no Brasil, um projeto internacional, que atualmente pesquisa a percepção da população sobre as vacinas contra a Covid-19. O objetivo da pesquisa, realizada por meio de um questionário online, é investigar os fatores que podem afetar a aceitabilidade da vacinação.

A pesquisa faz parte do International Citizen Project Covid-19 (ICPCovid), um consórcio internacional formado por 20 países que estuda o comportamento e as condições de vida da população durante a pandemia e é liderado pelo professor doutor Robert Colebunders, da Universidade de Antuérpia, na Bélgica.

Desde o início da pandemia, o ICPCovid já realizou cinco etapas da pesquisa, cujos questionários foram respondidos por mais de 35 mil pessoas e avaliaram a adesão a medidas de prevenção contra a doença.

Como nas pesquisas anteriores, a participação na pesquisa atual é voluntária, anônima e aberta a todos. O questionário, que demora cerca de cinco minutos para ser preenchido, pode ser acessado aqui.

“Observamos que, desde o início da pandemia, houve também o que a Organização Mundial da Saúde classifica como infodemia”, afirma Edlaine Villela. “A infodemia é ainda mais grave do que a própria pandemia. As pessoas recebem informações erradas, que atrapalham a adesão às medidas preventivas e agora à vacinação. No Brasil, uma das principais fontes de desinformação são as mensagens repassadas por Whatsapp”.

O formulário da pesquisa pode ser preenchido até meados de fevereiro, quando os dados serão tabulados e divulgados nas plataformas online das instituições que participam do ICPCovid.

(Publicado em 19 de janeiro de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie