Biologia em pauta

Testes para Covid-19 no ambiente de trabalho

pcr

A testagem em massa para Covid-19 de colaboradores que exercem funções presenciais é algo cada vez mais comum nos setores público e privado e tende a ser uma das estratégias – ao lado, é claro, da vacinação – para permitir a gradual retomada das atividades em 2021.

Se esse caminho parece ser um consenso, restam dúvidas sobre os tipos de teste que devem ser empregados e a estratégia de testagem, afirma Euclides Matheucci Jr., membro da Comissão de Saúde do Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01) e cofundador e diretor científico de empresa de consultoria genética e biotecnologia.

Euclides alerta que o mercado foi inundado por testes de novo coronavírus com metodologias falhas e/ou que não identificam se a pessoa está atualmente infectada.

É o caso dos testes sorológicos comercializados em farmácias, os chamados testes rápidos. Além da possibilidade de erro de até 40%, esse tipo de teste mede a presença no sangue do anticorpo Imunoglobulina G (IgG). Na prática, o teste, se positivo, apenas indica que o paciente já foi infectado pelo novo coronavírus, mas não atesta sua situação atual.

“O único teste seguro é o PCR em tempo real, que é indicado pela [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] Anvisa e [Organização Mundial da Saúde] OMS”, afirma Euclides, que também é professor de pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Segundo Euclides, o PCR em tempo real é um método molecular de detecção de material genético do vírus de cinco dias antes do aparecimento dos sintomas da Covid-19 até 30 dias depois. A amostra para o teste é geralmente coletada por um profissional de saúde pela introdução de um cotonete (swab) no nariz. É também possível coletar as amostras na saliva.

O PCR em tempo real é um teste relativamente rápido. De acordo com Euclides, é possível ter o laudo em apenas 4 horas depois da extração da amostra, mas os laboratórios comerciais costumam demorar cerca de 72 horas.

Sobre a estratégia de testagem, o ideal seria testar todos os profissionais e aguardar o resultado negativo antes de reintegrá-los. O procedimento mais usual é testar os colaboradores que apresentam sintomas da Covid-19 ou conviveram com pessoas com a doença. Em caso de resultado positivo, o profissional fica afastado do trabalho durante 14 dias.

Euclides ressalta o papel dos Biólogos na pandemia de forma geral e especificamente nos procedimentos de testagem: “Nós, Biólogos, temos condições de fazer os testes, porque possuímos formação muito forte na área de genética molecular. Tenho muito orgulho de ser Biólogo”, declara.

(Publicado em 23 de dezembro de 2020)

Serviços Online

Transparência

Anuncie