Biologia em pauta

Livros reúnem conhecimento sobre o Pantanal e Amazônia meridional

livros

Os livros “Comunidades Tradicionais do Pantanal” e “ABC do Guaporé: Água, Biodiversidade e Biotecnologia e Cultura”, lançados nesta quarta-feira, 16/12, no Sesc Pantanal, em Cuiabá (MT), pela Entrelinhas Editora e Editora da Unemat, contam com informações de novas pesquisas científicas e fotos e ilustrações artísticas, com colaboração de diversos Biólogos e Biólogas.

“Comunidades Tradicionais do Pantanal”, que contou com contribuição da Bióloga dra. Maria Saleti, responsável pela Delegacia do CRBio-01 em Cuiabá, foi organizado pela professora dra. Carolina Joana da Silva, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), e pelo professor dr. Germano Guarim Neto, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ele apresenta pesquisas realizadas nos últimos anos por 23 autores, descritas em 12 capítulos com o total de 158 páginas, no campo da Etnobiologia no Pantanal.

Os autores registraram o cotidiano e as percepções das populações tradicionais do Pantanal e revelam no livro os saberes, práticas e conhecimentos sobre a vida dessas comunidades, cuja noção de natureza e cultura se coaduna. Eles estudaram grupos de plantas, aves e peixes na perspectiva do conhecimento ecológico tradicional e local, assim como na sua aplicação para geração de emprego e renda para o turismo ecológico no Parque Nacional do Pantanal.
Os textos são acompanhados por ilustrações da artista visual e doutora em biodiversidade Ruth Albernaz.

“ABC do Guaporé: Água, Biodiversidade e Biotecnologia e Cultura” é fruto do trabalho de uma equipe de mais de 60 pesquisadores. Os organizadores do livro, que tem 192 páginas, são a dra. Carolina Joana, Keid Nolan Silva Sousa, Marcos Silveira, Maria Aparecida Pereira Pierangeli e Nilo Leal Sander.

O projeto foi desenhado para suprir lacunas de conhecimento sobre a área do município de Vila Bela da Santíssima Trindade, localizado no noroeste do Estado de Mato Grosso, uma zona de intensa atividade de supressão da biodiversidade nativa. O município também é berço da história do estado, na condição de primeira capital da então capitania do Estado de Mato Grosso. A área abrigou refugiados quilombolas, cujos descendentes ainda vivem e se utilizam dos recursos naturais ali presentes.

O livro, que é ilustrado com fotos artísticas, está dividido em três principais linhas: a área de água, a de biodiversidade e biotecnologia e a de cultura. Os textos do livro fornecem subsídios para a formulação de ações e políticas públicas de proteção ambiental.

Os livros têm formato grande (21x28 cm) e são impressos em papel couchê. Cada obra custa 100 reais.

“Os recursos auferidos com a venda do livro Comunidades Tradicionais do Pantanal serão revertidos para as escolas das comunidades pantaneiras de Estirão Cumprido e Cuiabá Mirim. Os resultantes das vendas de ABC do Guaporé serão aplicados na Escola Estadual Verena Leite de Brito, em Vila Bela da Santíssima Trindade”, informa a dra. Carolina Joana.

Os interessados em outras informações ou na aquisição dos livros podem entrar em contato com a dra. Carolina Joana pelo e-mail carol.biomt@gmail.com.

(Publicado em 17 de dezembro de 2020)

Serviços Online

Transparência

Anuncie