Biologia em pauta

Bióloga húngara vence Prêmio Nobel por pesquisas com RNA mensageiro

artigo

A Bióloga húngara Katalin Karikó recebeu, na semana passada, o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina, juntamente com seu colega norte-americano Drew Weissman, pelo desenvolvimento de vacinas com RNA mensageiro (mRNA), tecnologia utilizada em vacinas contra a Covid-19.

Nascida na cidade de Szolnok, ela se graduou em Biologia em 1978 pela Universidade de Szege, onde também concluiu seu PhD em bioquímica. Em 1985, mudou-se com a família para os EUA, onde continuou seus estudos em RNA mensageiro na Universidade Temple e posteriormente na Universidade da Pensilvânia, onde conheceu o imunologista Drew Weismann nos anos 1990.

Karikó e Weismann passaram a trabalhar juntos e estudaram as interações entre o sistema imunológico humano e diferentes tipos de RNA. Eventualmente, os dois descobriram que poderiam evitar a reação inflamatória do corpo humano ao mRNA ao fazer mudanças específicas em sua estrutura.

O estudo foi publicado em 2005. Quinze anos depois, quando o mundo enfrentava a pandemia de Covid-19, a tecnologia revolucionária permitiu que vacinas contra a doença fossem desenvolvidas em velocidade recorde, levando a uma imunização em massa que ajudou a salvar inúmeras vidas.

A conquista de Katalin Karikó nos mostra o quanto o trabalho de Biólogas e Biólogos ao redor do mundo ajuda a avançar o conhecimento humano em diversos campos. Parabéns a ela e a todos os Biólogos e Biólogas que se dedicam ao progresso científico!

Publicado em 10 de outubro de 2023

Serviços Online

Transparência

Anuncie