Os Conselhos Regionais de profissões na área da saúde do Estado de São Paulo enviarão em 2023 uma carta a autoridades do Executivo e Legislativo federal com posicionamento crítico aos cursos de graduação na modalidade ensino à distância (EAD).
O documento será assinado pelos Conselhos Regionais de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social do Estado de São Paulo e será enviado a autoridades empossadas na Câmara dos Deputados, Senado, ministérios da Saúde e da Educação e outras instituições de Estado.
Representantes dos Conselhos Regionais deliberaram pela produção do documento em reunião extraordinária em 9 de novembro do Fórum dos Conselhos Atividades Fim da Saúde - São Paulo (FCAFS-SP).
“Apesar de reconhecer que a modalidade EAD facilita o acesso de amplas camadas da população ao ensino superior, as profissões da saúde pressupõem atendimento direto ao paciente, colocando em risco a saúde da população se estes profissionais não tiverem esse contato desde a formação”, pondera o Prof. Dr. João Paschoa, que representou o CRBio-01 na reunião, ao lado da também conselheira Dra. Ana Paula Kataoka.
(Publicado em 14 de novembro de 2022)