Biologia em pauta

Doutora em Biologia Celular e Estrutural pela Unicamp tem artigo sobre genes da obesidade publicado na revista Science

Débora Sobreira, pesquisadora do Departamento de Genética Humana da Universidade de Chicago, teve um artigo sobre genes relacionados à obesidade publicado na renomada revista Science, em sua edição nº 6546, de 4 de junho.

genes

Débora é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e cursou mestrado e doutorado em Biologia Celular e Estrutural na mesma instituição.

No artigo Extensive pleiotropism and allelic heterogeneity mediate metabolic effects of IRX3 and IRX5, Débora relata que genes associados à obesidade se correlacionam com mudanças metabólicas e comportamentais ligadas à obesidade.

Débora e outros pesquisadores da Universidade de Chicago analisaram todas as mutações do chamado gene FTO. As variantes desse gene são consideradas a associação genética mais forte relacionada à obesidade em todo o genoma humano.

De acordo com a pesquisadora, uma coleção de variantes genéticas no gene FTO – e não apenas uma mutação, como atestavam estudos anteriores – afeta a expressão dos genes relacionados à obesidade, sendo responsável pelo aumento do risco à obesidade em seres humanos.

O estudo concluiu que os fatores genéticos que levam à obesidade resultam de uma combinação de variantes que tanto leva a uma preferência pela ingestão de mais alimentos e de alimentos doces e hipercalóricos, quanto instrui o corpo a armazenar todo o excesso de energia ingerido em forma de gordura em vez de utilizar os estoques que o corpo já apresenta.

Em outras palavras, essas variantes agem tanto sobre o cérebro, estimulando a alimentação em excesso, quanto sobre o tecido adiposo, levando a um armazenamento maior de gordura corporal.

O estudo está disponível na página da revista Science: https://science.sciencemag.org/content/372/6546/1085

(Publicado em 10 de junho de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie