Biologia em pauta

7 de abril – Dia Mundial da Saúde

artigo

O Dia Mundial da Saúde foi estabelecido em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de mobilizar apoio de governos e sociedade para a promoção da saúde e bem-estar de todos os cidadãos.

Todos os anos, a OMS escolhe um tema para a data; para 2024, o tema escolhido foi o direito a serviços de saúde, com o slogan “Minha saúde, meu direito”. De acordo com a Organização, o direito à saúde de milhões de pessoas está cada vez mais ameaçado no mundo, tanto pelas guerras, desigualdade e discriminação quanto pela destruição do meio ambiente.

O tema da campanha de 2024 objetiva “defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de terem acesso a serviços de saúde, educação e informação, bem como à água potável, ao ar puro, à alimentação saudável, à moradia de qualidade, a condições ambientais e de trabalho decentes e a viverem livres de discriminação”, relatou a OMS.

Biólogos e Biólogas podem atuar no campo da saúde. A resolução CFBio nº 227/2010 detalha todas as áreas e subáreas de atuação da nossa profissão, que no campo da saúde incluem o trabalho em análises clínicas e histopatológicas; análises, bioensaios e testes em animais; análises, processos e pesquisas em banco de leite humano, bancos de órgãos, de sangue e hemoderivados e bancos de sêmen, óvulos e embriões; controle de vetores e pragas; fiscalização sanitária; perícia e biologia forense; saneamento; e vigilância ambiental, epidemiológica e sanitária, entre outros.

(Nas fotos, a conselheira do CRBio-01 dra. Silvia Di Santi, do Instituto Adolfo Lutz, uma das referências brasileiras no tratamento, prevenção e pesquisa da malária. A Dra. Silvia foi entrevistada para a edição 66 da revista O Biólogo, que tratou de mudanças climáticas e saúde única.)

(Publicado em 7 de abril de 2024)

Serviços Online

Transparência

Anuncie