Biologia em pauta

Transição energética: confira um panorama geral na nova edição de O Biólogo

artigo

A nova edição da revista O Biólogo traz o tema da transição energética – a passagem de uma matriz baseada em combustíveis fósseis, grandes emissoras de gases de efeito estufa (GEE), para fontes renováveis, como sol, água, vento e biomassa, que emitem menos carbono. Graças à forte participação da energia hidrelétrica e da biomassa, o Brasil tem uma matriz energética mais renovável do que a média global, mas ainda há margem de melhora.

Entrevistamos Biólogos e Biólogas que são referência em pesquisa ou regulação do setor de energia para compor um panorama geral da transição energética no Brasil e no mundo. Discutimos a gravidade da crise climática global e a necessidade de realizar a transição energética e apresentamos o conceito de transição energética justa, que concilie a descarbonização da economia com a justiça social.

Também destacamos as diferentes formas de geração de energia, desde a energia nuclear, cujo avanço no Brasil é lento, até as energias renováveis, como a solar e eólica, que, apesar de não serem grandes emissoras de gases de efeito estufa, também têm impactos de outras naturezas.

Confira a nova edição de O Biólogo no nosso site!

(Publicado em 8 de abril de 2024)

Serviços Online

Transparência

Anuncie