Dicas para facilitar o seu processo e garantir o cumprimento dos prazos no CRBio-01:

Leia com calma todas as informações contidas no Portal (www.crbio01.gov.br). Elas foram desenvolvidas para servir de guia, dando as orientações e direções dos processos no CRBio-01 e de como proceder com as solicitações e demandas.


Esteja ciente que os seguintes documentos podem ser obtidos diretamente no site: Certidão de regularidade de PF e PJ; Certidão de Acervo Técnico; Emissão de ART e Emissão de boletos.

Antes de despachar seu(s) pedido(s) ao CRBio-01, faça um checklist, conferindo se todos os documentos constam no processo e certificando-se de autenticar em cartório toda a documentação para qual seja exigida a autenticação.

É importante enviar todos os documentos assinados, como requerimentos, fichas e máscara, respeitando as orientações, como, por exemplo: colar fotos 3x4, apor a impressão digital nos espaços específicos quando orientado no próprio documento.

Esteja ciente de que a falta de algum documento no encaminhamento pode implicar em atrasos no atendimento à sua demanda. As solicitações que estejam completas seguem a ordem de prioridade no atendimento, enquanto as faltantes vão para o final da fila.

Envie sua documentação para os endereços (clique aqui) do CRBio-01, dando preferência ao endereço da Sede, em São Paulo. Assim, as Delegacias Regionais não precisarão repassar seu pedido através de malote para a Sede.

Caso precise enviar algum documento para complementar alguma solicitação anteriormente despachada, anexe uma Declaração de Teor, informando do que se trata e para que servirá o documento. Assim, o CRBio-01 poderá identificá-lo e juntá-lo ao seu pedido anterior.

Esteja ciente dos prazos para a expedição dos documentos, principalmente os que tiverem que ser homologados pela plenária como novos registros, TRTs, cancelamentos, licenças, entre outros. Os prazos são informados nas respectivas páginas no Portal do CRBio-01.

Após o recebimento da sua documentação pelo CRBio-01, a confirmação de que o encaminhamento feito está correto será enviada para seu e-mail em até 5 dias úteis.
Atenção: Este aviso é feito para todos os requerentes via e-mail, não havendo necessidade de enviar e-mail solicitando-o.

Verifique a caixa de SPAM e de Lixo Eletrônico do seu e-mail., pois é possível que seu servidor de e-mail tenha direcionado para lá a mensagem enviada pelo CRBio-01.
Importante: Acompanhe sua entrega pelo site dos Correios (caso tenha enviado a documentação com rastreamento). Caso não tenha recebido o aviso de confirmação no prazo de 5 dias úteis, entre em contato com o CRBio-01, citando o número de protocolo da sua solicitação.

Caso precise realizar contato com o CRBio-01, utilize o Fale Conosco (clique aqui), identificando-se com seu nome completo, número de CPF e número de registro (caso já possua). Em aproximadamente 72h, você será contatado por um atendente, que respeitará a fila de solicitações/dúvidas enviadas pelos profissionais.

Caso precise fazer contato telefônico (clique aqui) com o CRBio-01, ouça a gravação e selecione a opção do setor pelo qual deseja ser atendido. Isso facilita o atendimento e torna-o mais rápido. Não se esqueça de se identificar com o seu nome e número de registro, quando houver.

Seja cortês com o(a) atendente. Ele(a) está lá para ajudar, orientar, esclarecer e apresentar os prazos referentes aos processos solicitados.

Para facilitar o contato com o CRBio-01 informe o seu número de registro quando solicitado. Caso tenha esquecido seu número de registro, consulte-o previamente clicando no botão “consulta de número de registro” ou clicando aqui

Lembre-se: gentileza e empatia são as melhores ferramentas profissionais!