23º Congresso Brasileiro de Zoologia

Início: 02/03/2020

Fim: 06/03/2020

Horário:

Local: Águas de Lindóia (SP)

congresso

Estão abertas as inscrições para o XXXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, que acontecerá de 02 a 06 de março de 2020, em Águas de Lindóia, em São Paulo. A temática será “Contribuições dos acervos científicos para o futuro da sociedade”. Nessa edição, o congresso homenageará o Museu Nacional, atingido por incêndio no dia 2 de setembro de 2018, o que gerou perdas irreparáveis para ciência, memória, cultura e história nacionais.

“Há apenas oito anos também testemunhamos o incêndio que reduziu as coleções zoológicas do Instituto Butantan, em São Paulo. O patrimônio que foi perdido é insubstituível, irrecuperável. Em nossa logomarca, circundando o Museu Nacional, chamamos a atenção para dois espécimes animais importantes. O primeiro é uma espécie ainda não descrita de aracnídeo da Ordem Amblypygi (aranhas-chicote) do gênero Charinus, descoberto pelos pesquisadores do Museu Nacional vivendo nos subterrâneos do Palácio de São Cristóvão, destruído pelo incêndio de setembro de 2018. Esta espécie, ainda sem nome, era conhecida apenas da região onde se encontra o Museu Nacional, e não se sabe se seus representantes também sobreviveram ao fogo, ou se ela estará extinta assim que a sua descrição formal for publicada. Lembramos aqui também, outra espécie emblemática e endêmica da Mata Atlântica, a jiboia-do-ribeira (Corallus cropani), uma das serpentes mais raras do planeta, conhecida por menos de 10 registros desde a sua descrição na década de 1950. Parte deste material valioso também foi perdido no incêndio do Instituto Butantan”, relembra a Comissão Organizadora.

As inscrições e a programação completa estão disponíveis aqui.

Atenção: Os conteúdos ministrados no congresso são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião do CRBio-01.

CRBio Digital

Serviços Online

Transparência

Anuncie