Biologia em pauta

Brasil tem mais de 200 espécies de peixes que podem desaparecer

18 de Julho de 2016 - Sucesso absoluto de bilheteria neste ano, o filme “Procurando Dory” despertou grande preocupação entre ambientalistas do mundo todo. O medo é de que o carisma do peixe protagonista despertasse uma enorme procura por sua espécie (cirurgião-patela), colocando sua existência em risco. Em 2003, de acordo com uma ONG australiana, esse fenômeno ocorreu com o peixe-palhaço, espécie do peixe Nemo, personagem do filme da mesma franquia.


O assunto, porém, deve servir para chamar a atenção para um problema ainda maior, na opinião do Biólogo João Alberto dos Santos, membro do CRBio-01 – Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT e MS). “Hoje, só no Brasil, existe uma lista com, aproximadamente, 240 espécies de peixes ameaçados de extinção. Acredita-se que desse total, 40 estão correndo sérios riscos de desaparecem de vez, se nada for feito para reverter esse quadro. É importante que haja mais consciência ambiental e maior rigor na fiscalização”, alerta o Biólogo.


Além da pesca ilegal para consumo humano, considerando que para determinadas espécies há épocas em que a prática é proibida, tem-se também o sério problema da perda de habitat. “Muitas espécies estão perdendo seu espaço natural por causa da ação dos homens, como o de construção de imóveis e também de rodovias, por exemplo, principalmente em regiões como a Mata Atlântica e estados litorâneas. Ações totalmente prejudiciais, que causam grande impacto a todo o ecossistema”, explica o Biólogo.


De acordo com uma lista divulgada no ano passado pelo Ministério do Meio Ambiente, entre as espécies de peixes e invertebrados ameaçadas de extinção classificados na categoria CR – Criticamente em Perigo estão: cação-azeiteiro (Carcharhinus potosus), cação-mangona (Carcharias taurus), mero (Epinephelus itajara), cherne-poveiro (Polyprion americanos), tubarão-martelo-recortado (Sphyrna lewini) e tubarão-martelo (Sphyrna tiburo).





Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada, Assessoria de Imprensa do CRBio-01

Serviços Online

Transparência

Anuncie