Biologia em pauta

Insetos ajudam a desvendar mortes por causas desconhecidas

Solucionar crimes com a ajuda de insetos. Essa é uma das vertentes da entomologia forense, uma das áreas de atuação dos biólogos. Quando a causa da morte é desconhecida e o cadáver apresenta presença de insetos necrófagos, ou seja, que se alimentam de organismos mortos, é possível calcular há quanto tempo ocorreu a morte (o chamado IPM – Intervalo Pós-Morte) ou até mesmo apontar a causa. “O trabalho é baseado na ação dos insetos encontrados em relação à decomposição do corpo”, explica a bióloga Patrícia Jacqueline Thyssen, registrada no CRBio-01 – Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT, MS).

Patrícia diz que existem diferentes tipos de insetos necrófagos e eles que se apresentam em diferentes etapas do processo de decomposição do corpo – os mais comuns são as moscas varejeiras e os besouros. “Quando somos acionados, coletamos os insetos do cadáver e levamos para estudo em laboratório. Ao identificar a espécie presente é possível saber, precisamente, há quanto tempo a pessoa morreu”, afirma a bióloga. Assim, emitido o parecer técnico, em casos de assassinato, essa informação pode ajudar a Polícia Civil a definir os rumos da investigação a seguir, indicando ou eliminando eventuais suspeitos, e a chegar a uma solução.

A entomologia forense pode também ajudar a identificar mortes ocasionadas pelo consumo excessivo de drogas. “A biologia da decomposição faz com que a droga desapareça do corpo depois de um determinado tempo. No entanto, há insetos necrófagos que assimilam essas substâncias tóxicas. Feita a coleta e uma análise desses insetos em laboratório, é possível dizer se a pessoa morreu ou não de overdose e apontar também qual foi a droga utilizada por ela”, diz a bióloga registrada no CRBio-01 e que atua como professora e pesquisadora da área pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em São Paulo.

Segundo a especialista, a entomologia forense ainda é uma ciência que está em fase de desenvolvimento no país, com possibilidade ainda de muitos avanços e descobertas a respeito. Mas, por sua reconhecida e indiscutível precisão nos resultados apresentados, já vem sendo cada vez mais utilizada pela Polícia Civil para desvendar muitas mortes.

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada, Assessoria de Imprensa do CRBio-01




Serviços Online

Transparência

Anuncie