Biologia em pauta

Pesquisa sobre cogumelos alucinógenos para tratamento da depressão ainda exige cuidados

16 de Junho de 2016 - Pesquisadores ingleses estão fazendo experimentos com um composto extraído de cogumelos alucinógenos, chamado de psilocibina, para o tratamento da depressão. Homens e mulheres, em um grupo de 12 pessoas com sintomas moderados ou mais severos da doença, receberam doses progressivas da substância, por algumas semanas. De acordo com os pesquisadores, sete pessoas afirmam que apresentaram melhora nos sintomas da depressão. Embora animados com os resultados observados até aqui, os pesquisadores ainda continuarão com os estudos, antes de anunciar um resultado final.


“É preciso estar ciente de que não se trata da simples ingestão destes fungos, mas sim do uso medicinal de substâncias extraídas de algumas espécies, cujo valor terapêutico está sendo cientificamente estudado. Estes estudos levam anos e necessitam de muita dedicação e seriedade de quem os conduz”, diz a Bióloga Iracema Helena Schoenlein-Crusius, membro do CRBio-01 – Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT e MS), que ressalta ainda que o consumo de cogumelos alucinógenos in natura não cura depressão, podendo sim, piorar (e muito!) o quadro de desordem psíquica de uma pessoa.


“Desejamos êxito nas pesquisas sobre as potencialidades terapêuticas dos cogumelos alucinógenos, para que no futuro próximo os profissionais da área da saúde possam contar com mais um princípio ativo no tratamento de seus pacientes. Enquanto isso, o trabalho incansável dos biólogos taxonomistas continuará, descobrindo novas espécies para a Ciência e provendo novos e fascinantes organismos, cujas potencialidades ainda estão longe de serem totalmente conhecidas”, conclui a Bióloga, que lembra da importância das pessoas que sofrem de depressão procurar ajuda médica para tratar a doença.


O estudo foi publicado na revista especializada The Lancet Psychiatry.


Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada, Assessoria de Imprensa do CRBio-01

Serviços Online

Transparência

Anuncie