Atuação e atividades profissionais

Os Biólogos podem desempenhar diversas atividades profissionais nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia e Produção, observando-se a competência técnica resultante da formação tradicional, do aprimoramento em programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu e experiência profissional.

Essas atividades, elencadas na Resolução CFBio nº 227/2010*, estão compreendidas nas ações de trabalho e/ou serviços profissionais previstos no Art. 2º da Lei nº 6.684/1979* e outras normas do Conselho Federal de Biologia. Dentre estes podemos citar:

- Realizar análises laboratoriais para fins de diagnóstico, estudos e projetos de docência e pesquisa e atividades de fiscalização;

- Realizar consultorias e assessorias técnicas;

- Coordenar/orientar estudos/projetos de pesquisa e/ou serviços;

- Supervisionar estudos/projetos de pesquisa e/ou serviços;

- Emitir laudos e pareceres;

- Realizar perícias;

- Ocupar cargos técnico-administrativos em diferentes níveis;

- Atuar como responsável técnico (TRT) em empresas prestadoras de serviços nas áreas da Biologia.

O exercício legal da profissão e dessas atividades, além de respeitar as competências e habilidades acima consideradas, deve também estar em coerência com as responsabilidades assumidas pelo profissional perante a sociedade usuária de seus serviços, mediante a emissão dos documentos formais de responsabilidade técnica – ART* nos trabalhos do profissional autônomo e o TRT* no caso das pessoas jurídicas.






CRBio Digital

Área do Biólogo

Transparência

Anuncie